Hoje trazemos a você, querido leitor, dicas básicas para que você monte seu computador da forma mais eficiente possível!
AS MELHORES LOJAS DE INFORMÁTICA DE SÃO PAULO, EM UM SÓ LUGAR: PORTAL LOJAS SANTA IFIGÊNIA!
Monte seu computador para games: dicas úteis!
Primeiro passo – Por onde começar?
“EU QUERO UM COMPUTADOR PARA GAMES”. Parabéns, esse é o primeiro passo e você o executou com sucesso.
Segundo passo – Determinando valores
O segundo passo (de extrema importância) é determinar o seu budget, isso é, o quanto você pretende gastar com a montagem de sua nova máquina. Fique atento para que os valores não passem de sua margem de gastos, para não comprometer seu orçamento.
É importante lembrar também que comprar peças de segunda mão, ou de vendedores ~suspeitos~, pode colocar você num situação bem ruim. Por isso, não deixe de consultar nossa lista de lojas da Santa Ifigênia, que unem segurança e os melhores preços do mercado! 😉
Terceiro passo – A escolha das peças
Finalmente, vamos começar a montar seu computador! Mas antes, atente-se: esse é um trabalho de muita pesquisa e comparação, sempre levando em consideração ao jogos que você pretende rodar em sua máquina. É importante lembrar também que as peças devem conversar entre si: não adianta, uma peça mais alta, aliadas a outras não tão boas, não fará milagre. E (PELO AMOR DE TUDO QUE FOR MAIS SAGRADO!) se certifique que as peças escolhidas são compatíveis antes da compra!
Sabendo disso, vamos colocar aqui as peças básicas que você deve escolher! As peças principais que você precisará são:
Processador
O processador funciona, basicamente, como a peça central de todo computador. Esse “cérebro” é responsável por trabalhar e organizar os dados proveniente dos outros componentes, direcionando essas informações de maneira mais ágil e eficaz. Junto à placa mãe (a ser citada mais tarde), é a peça mais importante da lista. Leve em consideração, as seguintes informações;
– “Quantos núcleos tem o processador?”: a recomendação básica é que seja acima de 4 núcleos;
– “Qual a frequência?”: é a medição do número de operações que o processador faz por segundo, relacionado à velocidade de funcionamento do processador escolhido;
– “De quanto é a Memória Cache?”: a memória cache faz o papel de ponte, unindo o processador e os arquivos em sua máquina, aumentando a produtividade.
Placa Mãe
A Placa Mãe é a peça responsável por interligar o restante dos componentes da máquina. Isso é, ela conecta o processador com a memória RAM, além do Disco Rígido, da Placa de Vídeo, entre outras peças. Ela, ao mesmo tempo que possibilita o tráfego de informações, alimenta parte dos periféricos, com energia proveniente da fonte de alimentação.
Placa de vídeo
A Placa de Vídeo é responsável por gerenciar as funções ligadas à exibição de vídeo no monitor. Se engana quem pensa que essa peça é importante somente para jogos: ela também tem relação na melhoria da performance do computador, dando maior agilidade e melhor aproveitamento dos recursos do monitor, como a resolução e maior fidelidade nas cores. Esses recursos são importantes, também, para o uso pessoal e profissional da máquina.
Ao comparar marcas e modelos, se atente a seguinte informação:
– “Qual a memória da placa?”: responsável por guardar dados e texturas a serem processados pelo chip gráfico, a memória deverá ser maior a medida que os jogos a serem rodados sejam mais “pesados”, isso é, mais detalhes, cenas, fases etc.
Fonte
A fonte deverá ter a distribuição de energia correta para sua configuração de computador, de forma a alimentá-la corretamente, sem prejudicar o equipamento, ao mesmo tempo que economiza na conta de energia elétrica. Uma dica de ouro: NÃO CONFUNDA FONTE COM ESTABILIZADOR, que não têm as mesmas funções!
Memória RAM
A Memória RAM é responsável por viabilizar o acesso a arquivos armazenados em nossa máquina. Não confunda Memória RAM com o HD: a RAM não é um recurso de armazenamento permanente, mas é responsável pela leitura de conteúdos, somente quando requisitados. Ponto de destaque importante é que, nem sempre, há a necessidade da instalação da maior memória RAM em sua máquina para que seus jogos rodem com perfeição. Por isso, fique atento em suas pesquisas: as memórias medianas podem ser sua melhor opção!
Ao optar por uma memória, leve em consideração:
– “Qual formato de RAM eu preciso?”: você deve consultar o manual da Placa Mãe para saber qual o formato compatível.
– “Qual a frequência da memória?”: em tese, quanto maior a frequência da memória, melhor será o desempenho de seu computador. Porém, mais uma vez, há a necessidade de checar a compatibilidade da placa mãe com a frequência desejada.
– “Qual a latência?”: nesse quesito, a regra se inverte – quanto menor, melhor!
Gabinete
O gabinete é responsável por guardar todas essas peças, de formas a acomodá-las com segurança e mantê-las na temperatura correta, evitando o superaquecimento da máquina. Nessa hora as opções são muitas (e incríveis). Você poderá encontrar desde gabinetes simples, até os mais chamativos, inclusive peças personalizadas!
Passo extra – E se eu quiser comprar pronto?
Há também a possibilidade da compra de computadores prontos, onde as configurações já vêm de acordo com sua necessidade principal. Mas, não se esqueça: nessa hora, pesquise muito sobre as lojas. para garantir preços baixos e qualidade nos produtos, não deixe de contar com o Portal Lojas Santa Ifigênia: tudo que você procura, em um só lugar!