Como instalar lâmpada de LED tubular | As lâmpadas de LED surgiram para substituir as nada econômicas, lâmpadas fluorescentes. Como uma alternativa nova, e ainda mais agradável ao bolso, ela vem sendo adotada por muitos. Sabendo disso, preparamos um tutorial para que você possa trocar à lâmpada tubular fluorescente pela lâmpada de LED. Veja como a instalação é prática e simples!
Saiba como instalar lâmpada de LED tubular de forma simples e rápida!
Sendo opções sustentáveis e inovadoras, as Lâmpadas de LED vem acompanhando a evolução da tecnologia. Isto pois, além de ser uma opção mais sustentável, também se torna mais econômica para o usuário. Afinal, você sabia que ela, produzindo a mesma energia de uma lâmpada fluorescente, consome cerca de 80% a menos de energia? Isso mesmo, apenas 5% da sua energia se converte em luz, sendo o 95% restante em luz.
Apesar de ter formatos semelhantes ao de uma lâmpada comum, há um fator que torna a instalação de ambas diferente. Isto pois, o reator eletrônico, necessário para o funcionamento de lâmpadas fluorescentes, não é necessário para as lâmpadas de LED. Sabendo disso, vamos ao nosso tutorial de como instalar a lâmpada de LED.
1° Passo | Material utilizado
Antes de iniciar o tutorial de como instalar lâmpada de LED, é necessário separar algumas ferramentas, como:
- Chave de Fenda (Philips);
- Alicate;
- Fita isolante;
- Pedaços de fios elétricos.
2° Passo | Cortar a energia elétrica
Tendo separado todos os equipamentos necessários, é preciso então, desligar a energia elétrica no disjuntor. Dessa maneira, fazer a instalação será mais seguro!
3° Passo | Retirar a lâmpada fluorescente
Inicialmente, retire as lâmpadas antigas do suporte, e instale em um local adequado e longe de crianças.
4° Passo | Remoção dos reatores
Já que os reatores não são úteis para as lâmpadas atuais, então é necessário retira-lo. Para tanto, é necessário cortar à fiação, com o alicate, para em seguida, retira-lo. Como exemplifica a imagem abaixo:
5° Passo | Junção dos fios
Em seguida, é necessário unir a fiação que foi cortada através dos pedaços de fios elétricos que você separou no início. Para tanto, una os fios do soquete do lado esquerdo à um dos fios de energia recém cortado (L). Com o outro lado, o procedimento é o mesmo, porém realizado em lado oposto ao do primeiro. Portanto, você juntará toda a fiação de do lado direito, ao outro fio de energia, até então, solto (N). Feito isso, é preciso isolar todas as conexões realizadas, com a fita isolante.
6° Passo | Conectando a fiação
Logo após, é preciso efetuar a ligação da fiação. Há dois modos, e eles podem ser especificados de acordo com as instruções contidas na embalagem ou no manual do produto.
Alguns modelos pedem que a fiação do soquete seja conectada à fiação de fase em um lado, e que os fios do outro lado sejam conectados à fiação do soquete do outro lado.
Já outros modelos, exigem que ambas as conexões sejam feitas em um soquete, apenas. Para tanto, serão conectadas em dois pinos diferentes do mesmo soquete, sendo um Neutro e o outro Retorno. Confira a imagem abaixo para melhor entendimento.
7° Passo | Finalizando a Instalação
Tendo efetuado todos os processos acima, basta apenas conectar as Lâmpadas aos soquetes e verificar se a fiação está de fato isolada. Agora é só ligar o disjuntor novamente.
Obs: Caso a lâmpada não funcione, averigue novamente se todos os passos foram seguidos corretamente.
Saber como instalar uma lâmpada de LED tubular é muito importante. Principalmente por estar substituindo a lâmpada florescente, como uma alternativa bem melhor para o usuário. Dessa forma, confira as melhores lojas de lâmpadas de LED e conheça inúmeras variedades, aqui no Portal Santa Ifigênia! Só aqui você encontra diferentes lâmpadas de qualidade por preços acessíveis!
Gostou de saber como instalar lâmpada de LED tubular é fácil? Você conseguiu instalar a sua? Conta pra gente aqui nos comentários!
Veja também:
Saiba como configurar roteador Tp Link!