Esta semana, a Microsoft divulgou as especificações técnicas do Xbox Series X, seu console da próxima geração, e agora, chegou a vez da Sony fazer o mesmo com o PlayStation 5.
A equipe do Lojas Santa Ifigênia assistiu à conferência de anúncio apresentada por Mark Cerny e trouxe todos os detalhes para nossos leitores, confira:
Veja também: Demo gratuita de Resident Evil 3 ganha data de lançamento
O PlayStation 5 é sinônimo de velocidade
A conferência online começou com Cerny informando que o material que estava prestes a ser apresentado seria divulgado na Game Developers Conference deste ano, mas em decorrência da pandemia de coronavírus, o evento acabou sendo cancelado.
Ao longo da apresentação, ficou claro que o arquiteto-chefe do PlayStation estava apresentando um material muito mais técnico, destinado aos investidores e desenvolvedores dos jogos, o que deixou os espectadores mais leigos um tanto quanto desapontados.
Mesmo com uma linguagem mais técnica, ainda foi possível absorver as principais informações que definem o console da próxima geração, tais como a inclusão de um SSD interno de 825GB.
De acordo com as palavras do próprio apresentador, isso fará com que o processamento dos jogos seja muito mais rápido, reduzindo consideravelmente os tempos de loading e abrindo novas formas de criação dos níveis dos jogos para os desenvolvedores.
Assim como no Xbox Series X, será possível expandir a capacidade de armazenamento através de um SDD que pode ser colocado na parte traseira do console, além do já tradicional HD externo ligado por USB.
Em termos de retrocompatibilidade, o PS5 irá rodar jogos do PS4 e PS4 Pro, mas nem todos. Segundo informações da desenvolvedora, o console terá compatibilidade inicial para os 100 jogos mais populares da geração atual, mas ainda não está claro se isso será feito com as mídias físicas ou somente com os jogos digitais.
Abaixo, você pode conferir uma lista completa com as especificações em comparação com o PS4, mostrando a evolução na velocidade de processamento e o leitor Blu-Ray 4K nativo:
Veja também: Horizon Zero Dawn será lançado no PC ainda este ano
O PS5 será inferior ao Xbox Series X?
Em uma comparação inicial mais leiga, sim. O Series X conta com um SSD interno com maior capacidade de armazenamento (1TB) e um processador mais veloz do que o PS5 (8x Núcleos @ 3.8GHz/ 12 TFLOPs, 52 CUs @ 1.825 GHz), entretanto, com certeza, ainda é cedo para afirmar isso, afinal, a Sony apenas divulgou um comparativo entre seus próprios consoles.
Além disso, existem outros fatores que garantem valor aos consoles, tais como os títulos exclusivos e, no caso do PS5, o áudio 3D, que promete ser um dos grandes atrativos dessa geração.
Por fim, mas não menos importante, a Sony ainda não deu nenhum detalhe sobre o visual do novo console ou do controle sem fio que o irá acompanhar, deixando os fãs mais uma vez na espera.
E aí, já sabe qual console da próxima geração vai adquirir? Visite nossa seção de games e encontre os melhores preços do mercado!