Todo mundo já sabe que os aparelhos vêm adotando os chamados assistentes de voz. Mas será que você sabe como eles surgiram e o que podem nos oferecer? Entenda abaixo esses comandos que nos acompanham todos os dias e conheça as belezinhas Siri, Alexa, Google e Cortana.
AQUI VOCÊ ENCONTRA AS MELHORES OPÇÕES EM SMARTPHONES E TABLETS NA SANTA IFIGÊNIA
Assistentes de voz: quem são, de onde vêm e do que se alimentam
Já faz um tempo que os comandos de voz têm alcançado um importante espaço no universo da tecnologia. Eles são capazes de responder peguntas básicas do dia a dia, escrever lembretes, criar alarmes e pesquisar dados sobre o clima e o trânsito, por exemplo. Vamos contar um pouquinho da história dessas ajudantes abaixo. 😀
Siri
Disponível para iPhone, iPad, MacBooks e outros acessórios da Apple, a Siri é a assistente de voz mais velha. Foi lançada em outubro de 2011 para o iOS 5 e passou a falar português um pouco depois, na extensão iOS 8.3. Além de poder escolher outros idiomas, a partir dos ajustes do celular, é possível transformar a Siri em o Siri.
Ela já bem popular, com quase mais de 500 milhões de dispositivos e um crescimento de 25% em apenas sete meses. Além de suas funções gerais, ela pode funcionar recebendo informações por texto, transmitir um podcast com principais notícias do dia (infelizmente esse recurso está só pela gringa. Mas vamos aguardar!) e ainda é fã de música! Alguns usuários descobriram que se você mudar o idioma para o inglês, ela consegue fazer um beatbox (isso mesmo, ela imita ritmos musicais pela boca. Pisa menos miga Siri).
Cortana
A Cortana, lançada em 2014, foi desenvolvida pela Microsoft e faz parte dessa família de assistentes de voz. Ela vem instalada nos computadores Windows, mas por ser um aplicativo, pode ser encontrada encontrada nas lojas de app, como a Apple Store. Como uma boa ajudante, ela possui senso de humor e consegue armazenar até para o time que você torce (vai Corinthians!).
As informações são gravadas de pouco em pouco e depois de um tempo, os conteúdos e as respostas vão se tornando personalizados de acordo com seus interesses. Outra coisa bem bacana é que o seu nome foi inspirado na própria assistente pessoal do Master Chief, herói do jogo HALO da mesma empresa. Boa referência, né? Gostamos!
A Google, sucessora do Google Now – recurso bem mais limitado -, chegou no Brasil em 2017. Ela possui as ferramentas gerais das assistentes de voz, mas inclui alguns recursos inovadores bem legais. Os usuários ganharam alguns comandos voltados para o consumo de mídia, onde é possível, por exemplo, ser lembrado de assistir sua série favorita. Eles também têm acesso a músicas da sua biblioteca, basta pedir. Amamos <3
Além disso, ela possui um recurso bem legal que configura um alarme com sua música preferida (opiniões divergem aqui. Imagina ser acordado pela música que você mais gosta? Provavelmente nós iriamos odiá-la já no segundo dia). Ah, e ficamos sabendo por aí que logo ela vai poder marcar compromissos por você, como reservar uma mesa ou marcar um corte de cabelo. Doido, né? Já queremos testar!
Alexa
Por último, mas não menos importante, temos a Alexa. Assistente da Amazon, ela nasceu em 2014, e funciona apenas em inglês e alemão, por enquanto. Ela comanda o funcionamento do Amazon Echo, o alto-falante inteligente da empresa. Suas funções vão desde escolher uma música para tocar, até fazer compras no site da própria empresa. Facilidades que a vida nos proporciona, não é mesmo?
A Amazon revelou no começo desse ano que, em breve, a ajudante não terá apenas recomendações culturais com base no interesse do usuário, mas também terá suas próprias opiniões sobre diferentes assuntos. É isso, não vamos falar mais nada, só sentir.
Agora que você já conhece um pouco dessas nossas amigas, conta aqui nos comentários de quem você gostou mais e porquê! Se você ainda não achou um bom motivo para trocar de celular, esperamos ter te ajudado nessa. <3
E para melhorar, montamos uma lista das lojas mais legais de smartphones e tablets na Santa Ifigênia. Você pode conferir tudo aqui.